Skip to content

Lilian Gassen

Cronología

1978

21 de janeiro: Lilian Hollanda Gassen nasceu em Cascavel/PR. Filha de Airton José Gassen (1954), e Noemy Hollanda Gassen (1953-2012), e irmã de Airton José Gassen Junior (1976).

Pais de Lilian em Cantanduvas/PR, por volta de 1983.
1979

Em 11 de agosto, nasceu Patricia, irmã de Lilian.

1981

31 de julho: nasceu Mariana, sua irmã. Airton José Gassen Junior e Lilian cursaram a Pré-escola e o Maternal respectivamente no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Cascavel.

1985

Fim do período de Regime Militar no Brasil. Lilian e suas irmãs e irmão foram transferidos para o Colégio Santa Maria.

1987

Lilian e suas irmãs inscreveram-se na Escolinha de Ginastica Rítmica (GR) de Cascavel.

1988

Aos 10 anos, foi selecionada para fazer parte da Seleção Infantil de Ginástica Rítmica de Cascavel, quando começou a representar o Município em Competições de GR Estaduais e Escolares. Seus treinos aconteciam três vezes por semana, com duração 4 horas em períodos normais, e cinco vezes por semana, com duração de 5 horas, em períodos próximos as competições.

Da esquerda para a direita, Lilian, Patrícia, Airton, Mariana, em Foz do Iguaçu/PR, por volta de 1985.
1990

Lilian e suas irmãs e irmão foram transferidos para o Colégio Marista de Cascavel.

1991

Aos treze anos, fazia parte da Seleção Juvenil de Ginastica Rítmica de Cascavel e teve que paralisar sua atividade como ginasta durante um ano por contusão.

1992

Aos catorze anos, retomou suas atividades como ginasta, integrando novamente a Seleção Juvenil de Ginástica Rítmica de Cascavel, quando obteve classificação de 4º Lugar Geral nos Jogos Abertos de Maringá, na modalidade Conjunto. Após um ano de treinamento, abandonou definitivamente a GR.

1996

Em fevereiro mudou-se com suas irmãs para Curitiba para cursar o 3º ano do 2º grau escolar. Em novembro foi aprovada no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Licenciatura em Desenho, e da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) em Licenciatura em Artes Plásticas. Em dezembro foi aprovada no vestibular da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) no Bacharelado em Escultura.

1997

Matriculou-se nas faculdades de Escultura da EMBAP, período matutino, e de Licenciatura em Desenho da UFPR, período vespertino. Em maio deste ano teve três esculturas selecionadas para a 4o Mostra de Escultura João Turim, realizada no Memorial de Curitiba. E, em julho, participou 7º Festival de Inverso da UFPR, onde cursou a oficina de Cera perdida – Fundição por gravidade, com o escultor Elvo Benito Damo. Em agosto, abandonou o Bacharelado em Escultura da EMBAP e começou a frequentar uma vez por semana o atelier de cerâmica da artista Alice Yamamura, para aprendizado desta técnica.

1998

Em dezembro deixou de frequentar o atelier de cerâmica da artista Alice Yamamura.

1999

Em abril iniciou o curso de extensão universitária, Oficina Permanente de Arte, ministrado pelo Prof.º Geraldo Leão Veiga de Camargo. Continuou frequentando esse curso até um ano após sua formatura pela UFPR. Em novembro participou da Exposição Coletiva da UFPR, na Sala Arte & Design, em Curitiba, coordenada pelo Prof.º Geraldo Leão Veiga de Camargo. Nesta coletiva conheceu os artistas Otávio Roesner, Lívia Piantavini e Raíza de Carvalho, com os quais, mais Tony Camargo, formou um grupo para discussões de arte que se encontrava semanalmente.

2000

Realizou, ao longo desse ano, reuniões semanais para discussão da produção artística com Otávio Roesner, Lívia Piantavini e Raíza de Carvalho e Tony Camargo. Em outubro, foi selecionada com dois trabalhos para participar do 57o Salão Paranaense, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba. Em dezembro, concluiu o curso de Licenciatura em Desenho pela UFPR. Neste mesmo mês, junto com o grupo Pipoca Rosa, formado por com Otávio Roesner, Lívia Piantavini e Raíza de Carvalho e Tony Camargo realizou a Performance das pipocas, em frente a dez instituições de arte de Curitiba.

Da esquerda para a direita, Otávio Roesner, Lilian Gassen, Lívia Piantavini, Raíza de Carvalho e Tony Camargo, em Curitiba/PR, em 2000. (Foto: Adriana Alves da Silva)
2001

Em conjunto com Tony Camargo e Rosicler Cavassin realizou a exposição Pontos de Vista, que ocorreu em abril na Galeria da Caixa, em Curitiba, e em junho na Casa da Praça, em Castro, no Paraná. Em dezembro desse ano, Licenciou-se em Artes Plásticas pela UFPR.

2002

Em março, começou a praticar a arte marcial do Shinshin Toitsu Aikidô, no Instituto Brasileiro Aikidô. Em agosto, junto com Lívia Piantavini, realizou a exposição MEIOS, na Casa da Praça, em Castro, no Paraná.

2003

Ao longo desse ano participa de reuniões com artistas locais, organizadas pela Secretaria de estado da Cultura, para sintetizar proposta para políticas culturais para a área de artes Plásticas do governo do estado do Paraná. No primeiro semestre desse ano, cursou, como disciplina isolada, Historiografia Brasileira, com o Prof.º Antonio Cesar de Almeida Santos, no Departamento de História da UFPR. Em março, em conjunto com o grupo Pipoca Rosa realizou a exposição Grupo Pipoca Rosa, no Complexo Antártica – Anexo do Museu de Arte contemporânea de Joinville, em Joinville, Santa Catarina. Em setembro, ministrou oficina de Artes Plásticas, pelo Programa Paraná fazendo Arte, no município de Manuel Ribas, Paraná.

2004

Em maio, escreveu o texto Pintura, Desenho, Objeto, Fotografia para a exposição coletiva Outro Ponto de Vista, da Galeria da Caixa, e ministrou oficina de pintura no Município de Francisco Beltrão, dentro do programa Paraná Fazendo Arte, da Secretaria de estado da Cultura. Participou da coletiva Nome, com curadoria de Daniela Vicentini e Simone Landal, na Casa Andrade Murici, em Curitiba. Em julho, proferiu palestra sobre seu processo e produção artísticos no evento O artista na Universidade, dentro da programação do 14º Festival de Inverso da UFPR, onde também ministrou uma oficina de Desenho para crianças, em Antonina, Paraná. Em agosto, ministrou Oficina de Desenho, em União da Vitória, Paraná. Em setembro, participou de exposição Coletiva de artistas, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba e da exposição, A matriz e a linguagem, com curadoria de Geraldo Leão, no Museu da Biblioteca Córdoba, na Argentina. Em novembro, realizou sua primeira exposição individual, Observatório, no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, e foi aprovada na seleção para a Pós-Graduação – Mestrado, do curso de Pós-Graduação em História, na Linha História, Cultura e sociedade, da UFPR.

2005

Em fevereiro, proferiu palestra e participou de Mesa Redonda para discussão de Produção artística, para os alunos do curso de Artes Visuais da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Em maio, participou da exposição coletiva, Desenhos, com curadoria de Paulo Reis, no Museu de arte (MUSA) da UFPR, em Curitiba.

2006

Em junho, proferiu palestra sobre sua produção artística no 2º Encontro do Ciclo de Encontro com Escultores, realizado pela Divisão de Extensão da EMBAP. Neste mesmo ano, participou da exposição, Mais Perto, com curadoria de Debora Santiago e Yftah Peled, na Galeria Ybakatu, em Curitiba.

2007

Em agosto, obteve o grau de Mestre em História com a dissertação Mudanças culturais no meio artístico de Curitiba entre as décadas de 1960-1990, pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPR com orientação de Antônio Cesar de Almeida Santos. Em setembro, foi aprovada no edital da Bolsa Produção 3, da Fundação Cultural de Curitiba.

2008

De março a dezembro desse ano ministrou o Curso de Extensão Universitária intitulado Arte como pensamento e invenção, no Departamento de artes da UFPR.

2009

Foi aprovada em Teste Seletivo para Professora Substituta no Departamento de Artes da UFPR, em abril. De março a novembro ministrou o curso Cor: história, ciência e arte, em seu atelier. Realizou em março sua segunda exposição individual, Belvedere, no Solar do Barão, com o incentivo do Fundo Municipal à Cultura da Bolsa Produção 3, da Fundação Cultura de Curitiba. Em julho, foi aprovada pelo Teste Seletivo para Professor Colaborador no Departamento de Escultura da EMBAP. Em julho, participou da exposição Houston, we’ve had a problem, com curadoria de Marco Melo, na Galeria Casa da Imagem, em Curitiba. Em outubro, participou da exposição O corpo na Cidade, com Curadoria de Paulo Reis, no Solar do Barão, em Curitiba.

2010

Em março, participou da exposição Universo Feminino VII, como homenagem aos orientadores do Atelier de Arte do Museu Alfredo Andersen, no Museu Alfredo Andersen. Em junho, proferiu palestra sobre o grupo Pipoca Rosa, no evento Arte em circulação, realizado na Galeria da Caixa, em Curitiba. Em novembro, participou da exposição O estado da arte, com curadoria de Artur Freitas, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Foi aprovada em Concurso Público para Professor Assistente do Departamento de Escultura da EMBAP.

2011

Em janeiro, assinou o Termo de Posse como Servidora Estadual para o cargo de Professora Assistente, do ensino superior, no Departamento de Escultura da EMBAP. Em fevereiro, sua mãe, Noemy, faleceu. Em março participou de exposição coletiva sem título, com curadoria de Marco Melo, na Galeria Casa da Imagem, em Curitiba.

2012

Em fevereiro, foi eleita Chefe de departamento do Departamento de Escultura da EMBAP, e ao longo de todo esse ano integrou muitas comissões de trabalho administrativo e pedagógico da EMBAP. Em agosto, iniciou a coordenação da 1ª edição do curso de extensão Cor: história, ciência e arte, na EMBAP/UNESPAR. Em setembro, acumulou também o cargo de Assessora de Pesquisa da Divisão de pesquisa e pós-graduação da EMBAP. Em novembro, participou da exposição de reabertura do Museu Metropolitano de Arte (MUMA), com curadoria de Rodrigo Ferreira Marques, em Curitiba.

2013

Em agosto concluiu a coordenação da 1ª edição do curso de extensão Cor: história, ciência e arte, na EMBAP/UNESPAR.

2014

Em fevereiro, iniciou a coordenação da 2ª edição do curso de extensão Cor: história, ciência e arte, na EMBAP/UNESPAR, com três turmas, concluindo em dezembro. Em abril, realizou sua terceira exposição individual intitulada 328.954,32, na Galeria Casa da Imagem, em Curitiba. Em julho, proferiu palestra no Ciclo de estudos sobre a obra de Geraldo Leão. Em agosto, ministrou oficina intitulada Ser artista: uma carreira, no V Encontro de Cultura e Comunicação do Instituto Federal de Paraná. Em dezembro, participou da exposição Cada corpo tem seu tempo – Cada tempo tem seu corpo, com curadoria de Cristiane Silveira, no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba.

2015

Em fevereiro, iniciou a coordenação da 3ª edição do curso de extensão Cor: história, ciência e arte, na EMBAP/UNESPAR, com quatro turmas, concluindo em dezembro. Em março, proferiu palestra sobre sua produção artística no evento Conversa com artistas da exposição Cada corpo tem seu tempo – Cada tempo tem seu corpo, no Sesc Paço da Liberdade, em Curitiba. Em agosto, realizou sua quarta exposição individual intitulada A cor da cor, na Galeria Casa da Imagem, em Curitiba.

2016

Em fevereiro, iniciou a coordenação da 4ª edição do curso de extensão Cor: história, ciência e arte, na EMBAP/UNESPAR, com quatro turmas.

2017

Em agosto, participou da exposição coletiva intitulada CONFLUÊNCIAS POÉTICAS – ALÉM DA COR, no SESC Paço da Liberdade, com curadora de Luana Oliveira, em Curitiba. Em setembro, iniciou mandato de Coordenação de Curso do Curso Superior de Escultura da EMBAP / UNESPAR. Também neste mês ministrou um curso intitulado A poética da cor, no SESC Paço da Liberdade. Em outubro, proferiu palestra sobre sua produção artística no evento Conversa com artistas da exposição CONFLUÊNCIAS POÉTICAS – ALÉM DA COR.